Nossa Senhora do Cereal

























A vida é uma verdadeira escola quando nos deixamos sensibilizar por ela. Geralmente, fatos ou acontecimentos diários acabam deixando em nós grandes ensinamentos e lições de vida. Pode parecer bobagem, mas hoje, o simples gesto de comer uma barra de cereal tocou-me profundamente e me fez lembrar de um fato acontecido há alguns dias atrás.

Mas, porque chamar o título deste texto de “Nossa Senhora do Cereal”? Bem, como maria mãe de jesus possui diversos títulos e referências, carinhosamente e despretensiosamente, criei mais um à ela. Hoje ao comer uma simples barra de cereal, lembrei-me de uma pessoa. Uma senhora que há alguns dias atrás, havia me pedido dinheiro para comprar uma merenda. 

Aquela humilde senhora começou a citar vários tipos de comidas e uma dessas foi um cereal. No mesmo instante achei aquilo engraçado e inusitado. Os amigos que estavam comigo também comentaram sobre o que tinham ouvido. Bem, o fato que não pudemos ajudar naquele instante aquela mulher. No mesmo instante, pensei comigo mesmo: “Já que não posso ajudar esta senhora, irei ao menos rezar uma ave-maria por ela e por sua situação. ”

Os dias se passaram e admito que acabei esquecendo o que tinha me comprometido a fazer. Não me recordava mais daquele dia. Acabaram se transformando em palavras da boca pra fora, aquilo que tinha havia dito e pensado. Se financeiramente não pude ajudar aquela pobre senhora, na oração na qual tinha me proposto, nada fiz...

Hoje pela manhã comprei algumas barras de cereal e feliz da vida comecei a saboreá-los. De repente, me veio no pensamento aquela senhora. Logo um sentimento de tristeza começou a me tomar. Tomei consciência de que estava saboreando justamente aquilo que aquela mulher tanto queria saborear.

Confesso que ali bem no meio da rua, caminhando, os olhos começaram a se encher de lágrimas. Disfarcei o quanto pude, pois não queria que alguém percebesse aquele momento tão embaraçoso. A vida então mais uma vez me ensinou, me trouxe uma lição para nunca mais esquecer. Comecei a lembrar daquela mulher que há dias tinha me pedido uma barra de cereal. 

Lembrei então de Maria, Mãe de Jesus e coloquei nas suas mãos maternas aquela pobre senhora. Assim, sobre a proteção e o olhar de Nossa Senhora do Cereal, coloquei a realidade daquela senhora, onde ela estivesse naquele momento.

Se a frase bíblica: “Ouro e prata não tenho, mas o que tenho de dou...”, nunca me ensinou algo de fato, hoje ela se apresentou à mim e me fez parar pra pensar. O que tenho hoje não é ouro e nem prata, mas é o compromisso de dar aquilo que tenho ao meu alcance, que é a oração. Entregar sempre aquela velha senhora, nas mãos de Nossa Senhora do Cereal.

Comentários

Postagens mais visitadas